Processo Histórico do Basquetebol
O basquetebol é um esporte coletivo, rápido e dinâmico. Os jogos são disputados entre duas equipes com cinco jogadores cada uma, cujo objetivo é arremessar a bola dentro da cesta adversária e evitar que a equipe contrária faça o mesmo. A equipe que conseguir a maior pontuação ganha o jogo.
Em 1891, foi pedido ao professor de educação física do Springfield College de Massachusetts (EUA), James A. Naismith (1861-1939) que criasse uma atividade esportiva que pudesse ser praticada em ambiente fechado e que servisse de complemento ao programa de ginástica sueca: esta é a origem do basquetebol. Sete anos depois, foi fundada nos EUA a NBL (National Basketbal League), que se extinguiria em 1903. Nos Jogos Olímpicos de 1904, realizados em Saint Louis, o basquetebol foi aceito como esporte de exibição, tendo adquirido a condição de esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936.
Há três organizações diferentes. Duas delas atuam nos EUA: a NBA (National Basketball Association), criada em 1949 e considerada o melhor campeonato profissional do mundo, e a NCAA (National Collegiate Athetic Association), criada em 1906, que supervisiona o basquetebol universitário americano. A terceira, a FIBA (Fédération Internationale de Basketball), nascida em 1932, comanda o basquetebol europeu e as grandes competições de seleções.
O regulamento do basquetebol é o mais dinâmico de todos os principais esportes por equipe. A existência de varias competições de alto nível regidas por seus próprios organismos dirigentes implica a coexistência de regulamentos distintos.
Os principais fundamentos técnicos são:
• Passe
• Arremesso
• Bandeja
• Drible.
Já os táticos são:
• Marcação (individual ou por zona)
• Movimentação.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/history/2202504-hist%C3%B3rico-basquetebol/#ixzz2w5BaQSNM