Cimento Portland
O cimento é um material existente na forma de um pó fino, com dimensões médias da ordem dos 50 µm, que resulta da mistura de clínquer com outros materiais, tais como o gesso, pozolanas, ou escórias siliciosas, em quantidades que dependem do tipo de aplicação e das características procuradas para o cimento.
CIMENTO
CAEMENTUM
(união do latim)
PEDRA NATURAL DE
ROCHEDOS NÃO
ESQUADREJADA
1756: o inglês John Smeaton consegue obter um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos.
1818:
o francês Vicat obtem resultados semelhantes aos de Smeaton. É considerado o inventor do cimento artificial.
1824:
o inglês Joseph
Aspdin
queima conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebe que obtém uma mistura que, após secar, torna-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções.
1888: Antônio Proost Rodovalho empenha-se em instalar uma fábrica em sua fazenda em Santo
Antônio, SP;
1892: uma pequena instalação produtora na ilha de
Tiriri, PB;
1924: implantação da Companhia Brasileira de
Cimento Portland em Perus, SP.
O consumo de cimento no país dependia exclusivamente do produto importado. A produção nacional foi gradativamente elevada com a implantação de novas fábricas e a participação de produtos importados oscilou durante as décadas seguintes, até praticamente desaparecer nos dias de hoje.
CALCÁRIO
+
CLÍNQUER
ARGILA
+
GESSO
CIMENTO - Matérias-primas
Calcários
◦ Constituídos basicamente de carbonato de cálcio CaCO3 e podem conter várias impurezas, como magnésio, silício, alumínio ou ferro;
◦ O carbonato de cálcio é conhecido desde épocas muito remotas, sob a forma de minerais tais como o calcário e o mármore; ◦ O calcário é um rocha sedimentar, sendo a terceira rocha mais abundante na crosta terrestre e somente o xisto e o arenito são mais encontrados;