CIMENTO PORTLAND
2013
1. O que é cimento?
O cimento é um produto pulverulento utilizado como aglomerante ou para ligar certos matérias, e que, umedecida, se usa em estado plástico –> endurecendo, depois pela perda de água.
Definição técnica do cimento: Cimento é todo material que possua as características de aglomerante, aglutinante e/ou Ligante.
Argamassas: são materiais que tem na sua constituição, aglomerantes, agregados minerais finos e água.
Concreto: Mistura, em proporções, prefixada, de um aglutinante com água um agregado constituído de brita e areia.
2. Cimento Portland
Figura 1 – Cimento Portland. Fonte: http://www.itc.etc.br/imagens/cimento1.png.
2.1. Conceituação:
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
É o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros.
A produção de cimento portland depende principalmente dos produtos minerais calcários, argila e gesso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica.
É o produto obtido pela moagem do clinquer, constituído essencialmente de silicatos e aluminatos de cálcio, com uma certa proporção de sulfato de cálcio.
Figura 2 – Matérias primas do cimento portland.
Fonte: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAu9YAB-10.jpg.
2.2. Constituintes: Os constituintes fundamentais do cimento Portland são a cal (CaO), a sílica (SiO2), e alumina (Al2O3), o óxido de ferro (Fe2O3), certa proporção de magnésia (MgO) e uma pequena porcentagem de anidrido sulfúrico (SO3), que é adicionado após a calcinação para retardar o tempo de pega do produto.
Tem ainda, como constituintes menores