Cimeiras ambiente
Introdução:
* Até um pouco depois de meados do século XX, a natureza foi considerada como uma fonte inesgotável de vida e de recursos, totalmente controlável e manipulável pela Humanidade. Foi tomada como um simples factor de produção submetida aos desígnios da produção económica, assumindo uma dimensão utilitarista. As alterações climáticas a que vimos assistindo têm causas humanas, que põem em questão o modo de produção. * As alterações no clima são acontecimentos naturais que têm vindo a decorrer desde sempre. Contudo, durante o último século as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Estas alterações são resultado de intensas intervenções humanas sobre o meio natural com repercussões no clima e que se reflectem a uma escala regional e global.
O que está a mudar no nosso clima?
Quando nos referimos a alterações climáticas, falamos de variações a nível da temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas.
O que está a fazer mudar o nosso clima?
O clima sempre variou em função de causa naturais, e assim continuará a ser.
As causas naturais podem ser: ∙ alterações mínimas na radiação solar, ∙ erupções vulcânicas que podem cobrir a Terra com poeiras que reflectem o calor do sol de volta para o espaço, ∙ variações naturais no próprio sistema climático.
No entanto, as causas naturais explicam apenas uma pequena parte deste aquecimento global.
-A grande maioria dos cientistas concorda que tal se deve a crescentes concentrações de gases de efeito de estufa que mantêm o calor na atmosfera e que são causados pela actividade humana.
Causas da emissão excessiva de gases de efeito de estufa para a atmosfera são principalmente: ∙Fábricas ∙Transportes (sendo que o avião é aquele que mais polui) ·Desflorestação
Consequências das alterações climáticas: As alterações climáticas têm várias