Cigarros e doenças
Durante por muito tempo o cigarro foi considerado como símbolo de status. Hoje em dia muitas pessoas fumam porque o cigarro ajuda a manter o peso e principalmente porque há uma diminuição no stress e na tensão, resultando assim, em verdadeiro vicio, porém todos têm o conhecimento que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde.
DOENÇAS CAUSADAS
Muitas doenças são causadas pelo consumo do fumo. Um bom exemplo é o câncer de pulmão, doença fatal. Uma pessoa que usualmente fuma em média 9 cigarros por dia tem 5 vezes mais chance de contrair a doença do que uma pessoa não fumante. E esta probabilidade aumenta para 20 vezes quando o consumo do cigarro é superior a 40 cigarros por dia.
Contudo, as pessoas que não fumam mas que convivem com fumantes (os chamados fumantes passivos) têm chance de adquirir a doença, sendo que 25 a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13 a 37% dos homens que morrem da mesma doença não são fumantes, mas certamente adquiriram a doença em razão da convivência com fumantes.
Outras doenças também são causadas pelo consumo do cigarro, como o câncer cervical, em que as mulheres fumantes tem um risco 3 vezes maior de adquirir a doença do que as não fumantes. Outros tipos de câncer como o pâncreas e de laringe também tem relação com o fumo.
O câncer de boca é mais recorrente nos homens do que nas mulheres, em razão destes fumarem maior quantidade de cigarros dia. Os sinais iniciais da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhas ou ulcerações (feridas) assintomáticas (sem dor) persistentes (mais de 15 dias)
O tipo mais freqüente do câncer de boca, correspondente a cerca de 90 a 95% das neoplasias malignas ocorridas nesta região, é o carcinoma epidermóide, ou carcinoma espinocelular, ou ainda, carcinoma de células escamosas. Ele pode apresentar-se como uma ulceração (ferida) que não cicatriza nas seguintes regiões: Lábio superior ou inferior,