Cigarro
Tratado
Arquitet
ura
Vitrúvio
Livro 7
Grupo: Cristiane Yamauti, Flávia Inforzato, Isabela
Oliveira, Simone Politi, Thais Munhoz e Vitória
Parada
Turma: F
Preâmbulo
Aos maiores escritores, devemos agradecimentos, pois procuraram transmitir seus conhecimentos ás gerações futuras, através da escrita, publicadas em livros. Se eles não tivessem executado tal ação, não teríamos conhecido histórias do passado como a de Tróia.
Não saberíamos também o que físicos como Xenófanes pensavam sobre a natureza, as regras de Sócrates e Platão, e etc.
Devemos ter conhecimento daqueles que praticam plagio dessas escritas importantes para a história, os que se glorificam injustamente. Os mesmos possuem uma índole perversa. A literatura promoveu um grande interesse aos reis da dinastia Atalo, assim construíram uma biblioteca em Pergámo. Com inveja, Atolemeu constrói em Alexandria uma biblioteca semelhante oferecendo: públicos jogos as Musas e a Apollo, premiando os vencedores. Sendo assim, faltaria um juri para delegar as competições. O rei escolheu seis cidadãos e os representantes da biblioteca indicaram Aristófanes, dedicado a literatura.
Quanto a premiação os seis juízes acreditavam que o primeiro lugar deveria ser daquele que mais agradasse, contudo, Aristófanes visava premiar o que menos agradou.
Aristófanes disse que um era poeta e os outros recitaram poemas alheios, obrigando-os a retratar-se. O rei condenou os plagiários e deu inúmeros presentes a
Aristófanes, colocando-o á frente da biblioteca.
Zoilo chegou a Alexandria e declamou seus versos contra a Iliada e a Odisseia ao
rei. Ptolomeu vendo o príncipe da literatura sendo insultado em sua ausência ficou indignado e não o deu qualquer resposta. Zoilo acabou permanecendo mais tempo no reino e dirigiu-se suplicante ao rei, solicitando-lhe que lhe fosse concedido alguma coisa.
O rei respondeu que Homero