Leitura e os sentidos do texto
A leitura é uma atividade muito importante e essencial na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, sobre o papel da escola na formação de leitores competentes com o que concordamos prontamente.
O objetivo é compreender um pouco mais sobre essa atividade. Ler é questionado pelo mundo e por si mesmo significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é.
A concepção de leitura na sociedade contemporânea é muito diferente da sociedade de duas décadas atrás, ela exige uma atenção múltipla para aprender a lidar com a enorme quantidade de links e hiperlinks conectados a um texto. Ler significa ser questionada.
Foco no autor nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer o texto é visto como um produto – lógico – do pensamento (representação mental) do autor. Assim a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. O foco de atenção é pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.
Foco no texto a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. Na concepção anterior, cabia ao leitor o reconhecimento do texto. Em ambos, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação autor – texto - leitor, nessa concepção a leitura é pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e nas sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. Assim, a