Cientologia
O que é
A cientologia é um conjunto de crenças, criado em 1952 pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard. Atualmente ela reúne adeptos, principalmente nos Estados Unidos, onde sua primeira igreja foi fundada em 1953 na cidade de Camden em Nova Jersey.
A Igreja da Cientologia mistura aspectos da psicoterapia com elementos religiosos do hinduísmo, budismo e cristianismo.
Os seguidores da cientologia acreditam que são seres imortais, mas que se esqueceram dessa sua natureza, sendo assim precisam evoluir até chegar ao estado de iluminação. Esta evolução não ocorre em apenas uma vida, mas sim em várias vidas através do processo de reencarnação. O ser espiritual, que é imortal, é chamado de “thetan”.
Seu método de reabilitação psiquiátrica espiritual é um tipo de aconselhamento conhecido como “Auditoria”, no qual os praticantes visam reviver conscientemente os eventos dolorosos ou traumáticos de seu passado a fim de se libertarem de seus efeitos limitantes para atingir a iluminação.
Os adeptos desta igreja passam por um processo científico para atingir o autoconhecimento. Entrevistas, exames, e até testes com detectores de mentiras (polígrafo) são usados neste processo. Os resultados deste processo são guardados para que os adeptos possam, futuramente, verificar o progresso obtido.
Livros
Os livros que melhor definem a cientologia são: “Dianética: a moderna ciência da saúde mental”, "Dianética: A Evolução da Ciência" e "Ciência da Sobrevivência", todos escritos por L. Ron Hubbard.
Cientologistas famosos (Líderes)
Cada igreja tem capelão, oficiais e diretores. As missões têm apenas ministros, que celebram os ritos e organizam os cursos.
L. Ron Hubbard, criador, os sermões lidos pelo capelão ou pelo ministro são baseados em suas palavras originadas de seus livros.
A cientologia ganhou notoriedade graças aos adeptos famosos que fazem parte dela.
Dentre eles, podemos citar: Tom Cruise (ator), John Travolta (ator) entre