Cientologia
Daniela Pires
Elen Rani Pena
Gabriel Guarienti
Lisley Carneiro
Mariana Gaiger
Cientologia é uma religião que diz que o homem é basicamente Deus e oferece ferramentas que qualquer um pode usar para se tornar mais feliz e mais capaz como pessoas, e adquirir um profundo entendimento do Ser Supremo e seu relacionamento com o Divino.
A
cientologia foi fundada em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard. Sua doutrina tem influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia.
Baseado
principalmente em seu livro
Dianética: A Ciência Moderna da Saúde
Mental (1950), Hubbard criou uma instituição
"religiosa" para promover as suas diferentes teorias psicológicas.
A Igreja da Cientologia brotou do gênio criativo de Ronald Hubbard. Nascido em 1911, ele passou boa parte de sua infância na fazenda de seu avô, no estado de Montana, enquanto seus pais trabalhavam no exterior para a Marinha americana. Durante a década de 1920, Hubbard começou a visitar seus pais na Ásia, onde ele foi apresentado ao Taoismo, Budismo e outras filosofias orientais.
Ronald
desenvolveu mais tarde uma carreira como escritor de ficção científica e alegou ter explorado o mundo.
Ele
supostamente sofreu ferimentos quase fatais na II Guerra Mundial, e desenvolveu suas teorias originais sobre a ciência e filosofia durante a cicatrização.
Essas
"descobertas" foram posteriormente reveladas ao público em seu livro Dianética.
Em 1954, Hubbard formou a Igreja da Cientologia para promover suas ideias e técnicas como um movimento religioso.
Seus livros e igreja se espalharam pelo mundo, enquanto que
Hubbard se tornou um recluso secreto. Ele morreu em 1986, após passar a maior parte dos seus últimos anos viajando tranquilamente em seu iate. Cientologia aborda o espírito (não o corpo ou a mente) e acredita que o homem é