Cientifico
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
JOSÉ TENÓRIO DOS SANTOS NETO
EXERCÍCIOS DO CAPITULO 14 E 15 DE GESTÃO DE PESSOAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GOVERNADOR MANGABEIRA - BA
2014
JOSE TENÓRIO DOS SANTOS NETO
EXERCÍCIOS DO CAPITULO 14 E 15 DE GESTÃO DE PESSOAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Maria Milza, como requisito parcial de avaliação, da disciplina Administração de Recursos Humanos, ministrada pela professora Isabel das Mercês Costa.
GOVERNADOR MANGABEIRA – BA
2014
CAPÍTULO 14
1. Defina os estilos e sistemas de administração. Explique-os.
Os estilos de administração são: autoritário-coercitivo, onde manda quem pode e obedece quem precisa do emprego. A base da administração é a falta de confiança. Nele os funcionários não tem vez, a comunicação é de cima para baixo e as decisões são centralizadas;
Autoritário-benevolente, onde a confiança e condescendente, ou seja, se confia desconfiando. Os funcionários são motivados por recompensa ou punições e não se sentem a vontade para discutir suas atividades, as políticas são elaboradas no topo e as decisões, quando convém e se definidas, são atribuídas aos níveis mais baixos.
No sistema consultivo os subordinados são envolvidos razoável nas discussões sobre seu trabalho. São motivados por recompensa, às vezes por punições e por envolvimento. Aceita-se a comunicação de baixo para cima mas ainda existe desconfiança. As políticas e decisões gerais são feitas no topo e as decisões específicas são feitas nos níveis mais baixos.
O sistema participativo dá total confiança para os subordinados, eles sentem livres para discutir seus trabalhos e são motivados por fatores econômicos como recompensa