Ciencias
A ECTODERME é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento. As outra duas camada do embrião são a mesoderme e a endoderme. A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estádio em que a sistema digestivo primitivo se está a formar. Forma-se a partir do epiblasto.
Nos vertebrados, a ectoderme pode ser dividida em 3 partes, cada qual dando origem a tecidos diferentes:
Ectoderme externa pele (assim com glândulas], cabelo e unhas) boca e epitélio da cavidade nasal lente e córnea dos olhos
Células da crista neural melanócitos sistema nervoso periférico cartilagem facial e dentes (dentina
Tubo neural cérebro (romboencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo) medula espinal e nervos motores retina pituitária
A MESODERME consiste num folheto embrionário, situado entre a endoderme e a ectoderme. A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular, originam-se, por exemplo, o esqueleto, os músculos, e os sistemas circulatório, excretor e reprodutor.
Este folheto dá origem aos sistemas nervoso central, muscular, circulatório, às glândulas endócrinas e às gónadas.
A mesoderme diferencia-se rapidamente em três áreas - paraxial, intermédia e placa lateral – que, durante as fases seguintes darão origem a diferentes órgãos.
A placa paraxial desenvolve-se ao longo do eixo do embrião, à volta do notocórdio e ao tubo neural (durante a fase denominada nêurula) e dará origem ao esqueleto e músculos e tecidos conectivos do esqueleto central.
A mesoderme intermédia dará origem ao sistema urogenital.
A placa lateral da mesoderme, por sua vez, divide-se em duas partes, a mesoderme somática e a mesoderme esplâncnica e, entre as duas, o celoma (nos