Fundamentos de sistemas computacionais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANO DE DESENVOLVIMENTO COM ÊNFASE NA QUALIDADE 4
2.1.1 ENGENHARIA DE REQUISITOS 4
2.1.2 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE 4
2.1.3 GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE 5
2.1.4 GESTÃO DO CONHECIMENTO 5
2.1.5 MÉTRICAS PARA MEDIR A QUALIDADE 6
2.1.6 QUALIDADE DE SOFTWARE 6
2.1.7 MODELO DE QUALIDADE - CMMI 6
3 REQUISITOS 8
3.1 REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA BIBLIOTECA 8
3.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS DO SISTEMA BIBLIOTECA 9
3.3 DIAGRAMA CASO DE USO DO SISTEMA BIBLIOTECA 10
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 INTRODUÇÃO
Qualidade para sobreviver. Atualmente, há cada vez mais sistemas controlados por software, fazendo com que a economia de praticamente todos os países seja muito dependente da qualidade dos softwares por eles usados, justificando um investimento significativo nesse setor. Segundo Santana (2009), as empresas estão investindo em qualidade, o que exige cada vez mais melhorias em seus processos e a adoção de metodologias para sistematizar o desenvolvimento de softwares.
Mas o que é qualidade? No que tange o desenvolvimento de software, a qualidade é um conjunto de propriedades a serem satisfeitas, em determinado grau, de modo que o software satisfaça as necessidades do usuário, e para isso acontecer é necessário que o gerente de projeto tenha, de forma clara e definida, o objetivo daquele projeto de desenvolvimento.
"Qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos". (BARTIÉ, 2002).
“A qualidade é relativa. O que é qualidade para uma pessoa pode ser falta de qualidade para outra”. G. Weinberg
Este trabalho, consistirá, dentre outras atividades, em levantar informações junto às empresas de construção de software e investigar como elas lidam no dia-a-dia