Ciencias
1 - Despachos de expediente - são os atos mais simples, que o Juiz profere no processo, também são chamados de despachos ordinatórios, dizem respeito ao andamento regular do processo, o nível de decisão, que nele se contém são mínimas. Os despachos de expediente dizem respeito ao andamento do processo; são os atos praticados pelo Juiz para impulsionar o processo, dos quais não cabem qualquer recurso.
2- Decisões interlocutórias simples - representam um pouco mais em relação aos despachos de expediente, são simples. Como regra geral, das decisões interlocutórias simples não cabe nenhum recurso, a não ser em casos excepcionais, que a lei expressamente prevê.
3- Segundo a Doutrina decisão interlocutória mista são aquelas que encerram a relação processual sem julgamento do mérito, ou simplesmente encerram uma etapa do procedimento.
4- A decisão definitiva é a com resolução de mérito (art. 269 CPC) - são as que resolvem o litígio, dão uma resposta (tutela) à necessidade das partes no caso concreto. Gera coisa julgada material, o que impossibilita ingresso de nova ação para decidir o mesmo mérito.
5- Executáveis: Sentenças que podem ser executadas imediatamente.
Não executável: São as sentenças penais que não admitem recursos com efeitos suspensivos, e consequentemente não