Ciencias
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Acadêmico:
Andresa Duarte Santos
Samambaia/DF 2014
A filosofia de Karl Popper e suas implicações no Ensino de Ciências
Karl Raimund popper nasceu na Áustria e foi naturalizado inglês, ele foi um filósofo da ciência. Ele foi considerados por muito o filósofo mais influente do sec. XX a usar a ciência como tema. Karl estudou na universidade de Viena, tornou-se professor e atacou fortemente o marxismo e a psicanalise, ficou muito conhecido pelo seu liberalismo, sua democracia e estudos sobre a filosofia social. Escreveu inúmeros livros porém 2 são destacados, o livro A Lógica da pesquisa científica (1933) e Sociedade aberta e seus inimigos (1945). A lógica dedutiva Para Popper a lógica dedutiva desempenha um papel extremamente importante dentro da ciência, o de transmissora da verdade sendo verdadeiro os princípios de um raciocínio dedutivo, será necessariamente verdadeira a conclusão, retransmissora da falsidade se o raciocínio dedutivo for falso então as premissas serão falsas, não retransmissora da verdade se a conclusão do raciocínio dedutivo for verdadeira poderão ter premissas falsas.
A refutação da lógica indutiva Os indutivistas acreditavam que fosse possível a partir dos fatos considerar as leis e as teorias cientificas, acreditavam que a observação dos fatos era suficiente para fazer ciência, que a teoria seria verdadeira a partir de resultados experimentais mas para Popper não é possível. Ainda para os indutivistas das ciências empíricas como física, química, biologia, etc. estão apoiadas nos testes para fazer uma lei ou uma teoria cientifica. Popper questiona: Qual o método das ciências empíricas?
Método hipotético-dedutivo
Para Popper a ciência não é baseada, apenas, na “reconstrução racional” das fases que conduzem os cientistas as descobertas das teorias. Ele afirma que o histórico da ciência mostra com frequência o surgimento de novas