Ciencias
Saúde- Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é a situação de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. A saúde é influenciada por factores individuais (idade, sexo, genética, opções alimentares, higiene, desporto, etc.) e factores ambientais (poluição, espaços verdes, etc.), socioculturais (rituais, hábitos dos amigos, etc.) e socioeconómicos (nível de pobreza, etc.).
Promoção de saúde- A Organização Mundial de Saúde (OMS) define promoção da saúde como o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem os factores que determinam a sua saúde, no sentido de a melhorar.
Medidas
Hábitos individuais saudáveis - Alimentação equilibrada, higiene diária, exercício físico, repouso, postura correcta, vestuário adequado, etc.
Melhoria das condições de higiene e salubridade - Eliminação de focos de contágio, medidas anti-sépticas, sistemas de saneamento, tratamento e distribuição de água potável, recolha e tratamento de resíduos, regulamentação das habitações, etc.
Ordenamento do território e qualidade ambiental - Zonas verdes nas cidades, zonas industriais separadas das de habitação, ruas largas, etc.
Campanhas de vacinação- Programas Nacionais de Vacinação param prevenção de doenças mais frequentes, ou novas doenças perigosas.
Rastreios - testes médicos a grupos de risco para doenças como diabetes, sida, cardiovasculares, cancro, etc.
Campanhas de sensibilização - ISTs, violência, bullying, fumar, drogas, etc. Indicadores do estado de saúde
Esperança média de vida à nascença - é o número de anos que, em média, uma pessoa, à nascença, pode esperar viver.
Taxa de mortalidade infantil (TMI) - é a relação entre o número de crianças que morrem (óbitos) no primeiro ano de vida com o número de nascimentos (nados) ocorridos no mesmo período.
Taxa de doenças infecciosas - é a relação entre o número de ocorrências de