ciencias
Ciências
DICIONARIO DE CIÊNCIAS
CAPÍTULO N°8 “O SANGUE”
1 PLASMA: O plasma sanguíneo é componente líquido do sangue, no qual as células sanguíneas encontram-se suspensas. Apresenta coloração amarelada e corresponde a aproximadamente 55% do volume sanguíneo total.
2 Hemácias: Cada hemácia, mais popularmente conhecida como glóbulo vermelho, apresenta uma forma discóide achatada e com uma cavidade de cada lado na região central (bicôncava), devido à perda do núcleo durante a sua formação. Nos mamíferos são células anucleadas e praticamente sem nenhuma outra organela celular, apresentando apenas um citoplasma com elevada concentração de hemoglobina, um pigmento avermelhado que dá cor ao sangue e é responsável pelo transporte dos gases respiratórios.
3 LEUCÓCITOS: Os leucócitos ou glóbulos brancos são células nucleadas e apresentam formas variadas. Os mais numerosos no nosso sangue são os neutrófilos que juntamente com os macrófagos realizam a fagocitose, como forma de defesa celular. A fagocitose consiste no englobamento de partículas sólidas, que são estranhas ao nosso organismo. Um outro tipo importante de leucócito é o linfócito, responsável pela produção de anticorpos que são proteínas de defesa.
4 PLAQUETAS: As plaquetas ou trombócitos não são células, são apenas fragmentos celulares, originadas de células da medula óssea que atuam na coagulação do sangue.
Quando um vaso sanguíneo é lesado, as plaquetas aderem à região e secretam uma enzima chamada de tromboplastina, responsável por desencadear o processo de coagulação sanguínea. A tromboplastina vai ativar uma proteína presente no plasma e originada no fígado que é a protrombina. Esta quando ativada pela tromboplastina na presença de cálcio e de vitamina K se transforma em trombina, uma enzima que vai agir sobre uma outra proteína presente no plasma e também produzida no fígado que é o fibrinogênio. O fibrinogênio