ciencias
Os direitos cinematográficos do filme foram comprados por 6 milhões de dólares. A filmagem estava programada para começar em maio de 2005 com o lançamento em meados de 2006; no entanto, alguns atrasos fizeram com que a filmagem começasse em 30 de junho de 2005.
O Museu do Louvre permitiu a utilização de suas locações para a filmagem, enquanto a Abadia de Westminster negou o uso de suas instalações. No entanto, a Lincoln Cathedral concordou em atuar como substituta da Abadia de Westminster e relata-se que recebeu 100 000 libras em troca do direito de filmar lá. As filmagens na Lincoln Cathedral aconteceram em agosto de 2005. Certas cenas foram filmadas na Temple Church em Londres.
O filme teve uma bilheteria tão boa, que já foi feita a continuação de O Código da Vinci, o livro Anjos e Demónios PT ou Anjos e Demônios BR de Dan Brown como a primeira aventura de Robert Langdon. Um livro não muito polêmico como seu sucessor. O livro foi escrito antes de O código da Vinci, apesar desse ter sido lançado primeiro como filme.
O filme recebera muitas críticas no Festival de Cannes. Fãs do livro de Dan Brown alegam que o filme não passa a verdadeira mensagem que o livro traz. Mesmo com toda essa crítica o filme foi recorde de bilheteria de, aproximadamente, US$ 760 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. Membros da Igreja defenderam um boicote contra "O Código da Vinci" quando foi lançado em 2006, mas teve um efeito muito pequeno na popularidade do filme.
A Organização Nacional para o Albinismo e Hipopigmentação (NOAH) dos Estados Unidos expressou sua preocupação sobre o personagem Silas relacionar uma imagem ruim