Ciencias
Cronograma: Duas vezes por semana ou ao ano inteiro.
Público alvo: 6 á 8 anos
Responsáveis pelo projeto: Ana Daniele, Danielle Alves, Fernanda Brites, Jorge, Roselane Pacheco, Rosemary, Silvana e Sonia Maria.
Justificativa: Este Projeto surgi da necessidade encontrada na maioria das salas de aula: a falta de valores éticos nas relações pessoais, onde a falta de respeito de si e ao próximo é visível. Busca-se que este projeto lance oportunidades de diálogos, a propósito de uma construção da consciência ética. Portanto ele tem a finalidade de promover entre os alunos uma conscientização sobre o que é Ética e como ela influencia a cidadania e as noções de convívio social.
Objetivo geral
* Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Objetivos específicos
* Ampliar o conhecimento em relação á cultura afro-brasileira.
* Compreender as articulações políticas que perpassaram á escravidão no Brasil.
* Perceber a influência da cultura negra em nosso cotidiano.
* Olhar a diversidade como acréscimo enriquecedor e perceber que o respeito e a ética são fundamentais para um crescimento conjunto.
* Promover o desenvolvimento de aptidões manuais, criativas e dinâmicas, além da linguagem e segurança.
* Construir valores socialmente desejáveis.
Referencial teórico
Ética vem do grego ethos que quer dizer "modo de ser", ou "caráter", enquanto estilo de vida que o homem adquire, este conceito remete a totalidade do homem, que é e está sendo por meio das relações sociais. Mas, pode-se definir ética como sendo um conjunto composto de conhecimentos racionais a respeito do conduta moral. Isso fica evidente desde os primórdios da ética, que assume-se como uma jerarquia de normas de condutas