ciencias
O QUE É EUROPA SETENTRIONAL:
Europa setentrional é uma expressão referente aos países que se encontram no norte do continente Europeu.
Setentrional é também um adjetivo que descreve um habitante que vive na região do norte, relacionado com o substantivo setentrião, que se refere ao ponto cardeal norte, ou ao polo norte.
• Países da Europa Setentrional:
Também conhecida como "Europa Nórdica" é constituída por duas penínsulas: A Escandinávia, onde se encontram Noruega, Suécia e Finlândia e a península da Jutlândia, onde está a Dinamarca. Região de climas frios, habitadas por populações de origem germânica, com exceção da Finlândia, que apresenta altíssimos níveis de vida.
• Aspectos físicos: o relevo apresenta velhos maciços nivelados e planícies, entre elas as bacias sedimentares de Londres, de Paris, da Suábia e da Francônia; as planícies da Alsácia, do leito médio do Reno, da Bélgica e dos Países Baixos; os maciços montanhosos da Escandinávia, da Escócia e da Irlanda; as montanhas inglesas, os Urais, os Vosges, as Ardenas, a floresta Negra, o maciço xistoso renano, o Harz, a floresta da Boêmia e o maciço central francês. A vegetação predominante é composta de líquens (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver, pois o subsolo permanece gelado, pelo que não há árvores. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e o crescimento da vegetação é lento.
Atividade Industrial:
Na Suécia, que é o país mais industrializado da região, as maiores concentrações industriais ocorrem junto aos principais centros urbanos (Estocolmo, Gotemburgo e Malmö).
A importância de suas indústrias