ciencias
A busca de informação e o uso da informação são analisados em termos do triângulo situação-vazio-uso, exemplificado pelas perguntas:
1. O que em sua situação está lhe bloqueando?
2. O que está faltando em sua situação?
3. Quais as suas dúvidas ou confusões?
4. Que tipo de ajuda você espera receber?
O estudo se caracteriza por apresentar uma entrevista de linha do tempo, em que a cada participante é solicitado reconstruir uma situação em termos dos acontecimentos e passos que formaram a linha do tempo da situação. Esse, por sua vez, descreve cada passo detalhadamente: como viu a situação, o vazio e a ajuda desejada. A entrevista feita dentro dos estudos de Sense-Making, das necessidades de informação de diferentes categorias de usuários, tem como característica perguntas que fazem referência a algum dos quatro momentos que formam a metáfora do Sense-Making: situação, gap, ponte (bridge), ajuda (help), representados da seguinte maneira: S B H G.
Esses momentos situação-movimento-parada podem ser considerados como: esperando, enrolando, passando o tempo, obstaculizando, problematizando, sendo levado, decidindo, fracassando, paralisando, mexendo, observando ou desfrutando.
A perspectiva que o Sense-Making oferece para entender os processos de informação/comunicação tem como elemento principal o movimento, em que as entidades e os estados tornam-se processuais e dinâmicos, transformando os substantivos que identificam essas entidades/estados em