ciencias
Trabalho de Ciências
Luana Valéria Brandão n°23
Sumário
Hepatite B e C
Malária
Doenças de Chagas
HTVL um e dois
HIV
Hepatite B e C
Hepatite B
Definição: O vírus da hepatite que causa uma séria forma de hepatite é transmitido quando o sangue ou fluidos orgânicos penetram na corrente sanguínea, através de injeções ou ferimentos.
Formas de Contagio:
O VHB pode ser encontrado no sangue, na saliva, no sêmen, na secreção vaginal, no fluxo menstrual e no leite materno. Da mãe para o bebe, contato sexual sem preservativo, através de agulhas, seringas, transfusões ou ferimentos. Transplantes de órgãos ou tecidos. Profissionais de saúde, agentes penitenciários e os usuários de drogas injetáveis são os maiores grupos de risco para a infecção pelo VHB através da transmissão por sangue contaminado. Além disso, é muito comum a transmissão do VHB aos membros de uma mesma família através do uso compartilhado de escovas de dente, barbeadores e lâminas contaminadas. Tatuagens e piercings feitos com agulhas contaminadas também transmitem o vírus.
Prevenção: A vacinação é, hoje, o método mais adequado para impedir a disseminação do vírus da hepatite B. O atual calendário de vacinação impõe a imunização de recém-nascidos, o que não significa que adultos não devam ser vacinados. Normalmente são administradas três doses. Após a primeira dose, o intervalo para a segunda e a terceira é de 1 e 6 meses, respectivamente. Tratamento: Pacientes com infecção aguda normalmente curam-se espontaneamente e não precisam de terapia contra o vírus. Os pacientes com hepatite crônica devem ser tratados para limitar as complicações associadas com a infecção em longo prazo.
Objetivos do tratamento
- inibir a multiplicação do VHB;
- reduzir a infectividade do vírus;
- ajudar a reduzir a necrose e a inflamação do fígado;
-