ciencias
No texto apresentado, a professora não teve uma postura correta, não dava a chance de seu aluno ex- pressar-se, dar sua opinião. Muitas vezes a falta de conhecimento do que está sendo trabalhado, isto é, de domínio de conteúdo, faz com que o professor proíba a fala do aluno, temendo não conseguir retor – no ao assunto abordado.
É essencial que o espaço da sala de aula seja o espaço da discussão, da oposição, das divagantes in – terpretações.Quando se enfatiza sobre “que tipo de escola queremos ” e que tipo de alunos almejamos, a resposta é sempre uma escola democrática e um aluno crítico, participativo e atuante socialmente, e, para que isto se concretize, precisamos usar metodologias que abram cada vez mais espaço, de modo que o aluno tenha oportunidade de se expressar e de dialogar na troca de informações.
O professor necessita desenvolver da melhor forma possível seu trabalho, buscando discutir com os próprios alunos, tanto a maneira como o assunto está sendo abordado, se está sendo oferecido condi – ções de aprendizagem, para que o aluno perceba, assim, a importância destas atitudes no desenvolvi – mento das aulas. O professor que na sala de aula dialoga com seu aluno, busca decisões conjuntas por meio de cooperação, para que assim haja o aprendizado de fazer contratos, honrar a palavra empenha- da, comprometimento nos projetos coletivos e estabelecimento de relações de reciprocidade. O diálogo põe em circulação uma pluralidade de pontos de vista, e é possível uma cobrança maior dos alunos e dos professores, uma vez que houve comum acordo entre as partes. Porém, é preciso que tanto o pro – fessor como o aluno, estejam abertos para ouvir as dificuldades e as críticas que devem ser feitas cons- trutivamente. O professor deve ser um pesquisador de suas próprias atitudes e das atitudes de seus alunos, e estar disposto a realizar mudanças nas formas de trabalho conforme a realidade de cada turma, que envolve
as