ciencias
Projeto sobre Resolução de problemas
Tema:Educação Ambiental - Lugar do lixo é no lixeiro: Vamos manter a nossa escola limpa.
Problema chave: A falta de compreensão dos alunos do fundamental em relação à utilização de lixeiras para manter ou diminuir a sujeira na escola e em suas casas, bem como a utilização de alguns materiais recicláveis encontrados ou jogados fora.
Introdução
A população local convive com problemas aparentemente não solucionáveis há alguns anos. A sujeira na cidade é um dos desafios mais complexos enfrentados pelas sucessivas administrações públicas, principalmente porque não depende apenas de políticas e infraestrutura urbana, mas sobretudo da participação da sociedade local.
Os alunos de escolas públicas, para serem bons cidadãos precisam compreender o que devem fazer para cuidar do lugar onde vivem.
Objetivos
Os alunos de escolas públicas para serem bons cidadãos precisam compreender que o lugar do lixo é na lixeira, vimos muitas vezes pessoas de diversas idades jogando coisas que não interessa no chão, sem nem observar que logo mais a frente existia uma lixeira que foi colocada justamente para este fim.
Por meios de palestras educativas sobre a importância de jogarmos o lixo no lugar certo, bem como o aproveitamento de alguns materiais que antes poderiam ir para o lixo. O objetivo por assim dizer visa uma interação mais dinâmica com os alunos, facilitando ainda mais a compreensão sobre o tema.
Justificativa
A Educação Ambiental dentro dessa perspectiva torna-se imprescindível para a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza. Percebemos que a melhor maneira de mudar determinados hábitos é procurar plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças