ciencias
As minhocas possuem um sistema circulatório complexo e chegam a ter de dois a quinze pares de corações. Estes tem formato de arco (bolsas dilatadas e contráteis).
Seu sistema circulatório possui dois vasos sanguíneos principais, ligados a todos os pares de corações, que percorrem o corpo do animal no sentido do comprimento. Sendo um a artéria ventral a qual leva sangue oxigenado aos órgãos e, o outro é o vaso dorsal, que traz o sangue de volta.
Porém as minhocas não possuem pulmão, sua respiração é feita através da pele. Outra curiosidade é que elas são hemafroditas (tem órgãos reprodutores dos dois sexos), entretando não conseguem se autofecundar, precisam de um parceiro para se reproduzirem.
Anatomia externa[editar | editar código-fonte]
A anatomia externa é bastante simples. O corpo é dividido em: prostômio, peristômio e pigídio. Entre o peristômio e o pigídio encontra-se o clitelo, uma estrutura glandular que só é visível em animais sexualmente maturos. A boca é ventral e está presente no peristômio, enquanto que o ânus está localizado no pigídio. Com exceção do primeiro segmento, os demais apresentam cerdas que são visíveis ou não a olho nu, dependendo do tamanho do animal. O prostômio e o pigídio não são considerados segmentos verdadeiros por não conterem celoma.
Anatomia interna[editar | editar código-fonte]
Diferentemente da anatomia externa, a anatomia interna apresenta uma enorme variação entre as espécies, porém, em geral, o sistema digestivo é composto pela boca, faringe, esôfago, moela,intestino e ânus. O sistema circulatório é fechado e constituído por um vaso dorsal e um ventral, os quais são ligados por comissuras laterais que funcionam como corações, bombeando o sangue da região