Ciencias
O tema neste trabalho a ser abordado trata do contato entre povos e da retratação cinematográfica. Como fonte, além de leituras, coloco como principal objeto o filme de 1992, “1492 A conquista do paraíso”. Este trata do desbravador genovês que cruzou o Atlântico em busca de uma nova rota comercial e que acabou por descobrir um novo mundo, cheio de riquezas naturais e um povo jamais visto. Fica evidente a dicotomia cultural em todos os seus pontos: religiosos, alimentares, bélicos, sexuais, dentre outras características entre os europeus e indígenas. Abordar o tema das tribos indígenas perante a Europa e sua representação por meio dos recursos áudio visuais, é de extrema importância para compreensão do choque entre civilizações e as manipulações na produção de algo com temática histórica. O objetivo é expor essas relações e análises.
Texto reflexivo
Desde tempos remotos o ser humano desenvolve-se socialmente, e com isso deixa para trás atitudes e hábitos nocivos a espécie e preserva e desenvolve outros benéficos. A ciência ocupa-se em estudar esses traços e um ponto crucial para entender tais práticas, hábitos e diversas outras características é a abordagem cultural. Temos que saber como proceder em uma análise étnica, do contrário nós podemos denigrir facilmente outros povos com nossos costumes, muito comum em outras épocas com o Eurocentrismo.
Com base no filme “1492 A conquista do paraíso”, que tem como norte o empasse de Cristóvão Colombo diante da descoberta do “novo mundo”, como era chamado na época segundo o filme, ele não só nos expõem um pouco do continente europeu do momento, como também a inquisição, a força da coroa e do cristianismo, os orientais mouros, e também o contato com os índios da América.
Naquela época, assim como por séculos posteriores, não houve um estudo metodológico com propriedade de análise cientifica desses povos que aqui habitavam, houve interpretações e discussões