ciencias
DISCIPLINA: OS-005 CIÊNCIAS SOCIAIS E SAÚDE
PROFESSOR: PROF. FÁBIO LUIZ MIALHE
ALUNA: LUIZETE DE SOUSA ALEXANDRE PEREIRA
RESENHA: O Processo de Socialização
Fonte: Dias, Reinaldo, Introdução à Socialização. O processo de socialização. Cap. 6. O processo de socialização (pg.84 a 101). São Paulo: Pearson Prentice hall, 2005, 1ª reimpressão.
O processo de socialização do ser humano, desde tempos remotos, necessita da vida em grupo, da estrutura baseada em relações em sociedade (convívio humano). O contato com o grupo social desde o nascimento e os mesmos traços sociais dos outros membros é que o farão ser aceito para as relações no grupo social a que pertence (estrutura baseada nas relações sociais); e da socialização que recebe a herança cultural, que é partilhado às influencia dos grupos, adquirindo novos hábitos, costumes, modo de falar, vestir, de comer e outra, e inicia quando individuo nasce e continua durante toda sua vida até a morte, segundo o texto, denominada de processo de socialização.
E pela cultura que o homem adquiriu os conhecimentos necessários para a sua sobrevivência. O processo de socialização mesmo tendo comportamentos semelhantes cada indivíduo na sociedade tem sua personalidade distinta, o que o diferencia dos demais, fatores estes influenciadas pela herança biológica, o ambiente físico, a cultura da qual o indivíduo participa, a história de vida do indivíduo ou experiência biológica e psicossocial é única. Sendo que a historia de cada indivíduo desenvolve uma “personalidade normal” aceita pelos demais membros da sociedade em que pertence.
Os principais agentes de socialização são:
A Família - é o principal agente básico, e o mais importante onde o individuo recebe as primeiras influências ao nascer e as mantém de forma significativa durante parte de sua vida;
Os pequenos grupos ou “panelinhas” – aí inclusa a família, são os principais agentes de