Fitorremediação o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental
Autor: Cassicorso
UNIASSELVI - Universidade Metropolitana de Lages FAMELAGES
FITORREMEDIAÇÃO O USO DE PLANTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE AMBIENTAL
ANDRADE, Julio Cesar da Matta, TAVARES, Sílvio Roberto Lucena, MAHLER, Cláudio Fernando. O uso de Plantas na Melhoria e Qualidade ambiental. São Paulo, Oficina de Textos, 2007, 176 p.
Fitorremediação é uma técnica bastante antiga, embora o termo fitorremediação seja mais recente, essa técnica já era utilizada na antiguidade, os egípcios já a utilizavam para auxiliar na despoluição de esgotos urbanos que desembocavam nas águas do Rio Nilo. Essa técnica consiste no uso de plantas para melhoria da qualidade ambiental, ou seja, diminuir a poluição do solo da água e ate do ar, isso acontece por meio das raízes das plantas, que também conseguem absorver impurezas e sujeiras.
O livro Fitorremediação o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental tem como um de seus autores Silvio Roberto de Lucena Tavares, engenheiro agrônomo da Embrapa solos que foi um dos primeiros cientistas brasileiros a estudar e introduzir a técnica para descontaminação de solo e água para metais pesados no Brasil. Essa técnica pode remediar a contaminação de solo, da água e do ar, o principal atrativo da técnica são as raízes das plantas que entram no solo e descontaminam, sugando os componentes nocivos ao solo, pode-se também utilizar essas mesmas raízes e a parte aérea para filtrar elementos nocivos que estejam no ar e também pode-se utilizar outras plantas para servirem de filtros biológicos para retirar os contaminantes que estão nas águas.
Quando se trata de contaminação de solos, a raiz das plantas tem um papel fundamental, primeiramente realiza-se o plantio da muda ou semente de determinada espécie conforme o tipo de ambiente e o tipo de contaminante, a planta vai crescendo normalmente como qualquer outra, inclusive muitas dessas plantas são plantas comerciais, agrícolas como Girassol, algodão, varias espécies de