Fitorremedia o no solo

3774 palavras 16 páginas
RESUMO

MARQUES, Michael Franklin Rodrigues; PEREIRA, Ana Paula Santana; SILVA, Indri Santos. Fitorremediação no solo.2013. f. Universidade do Estado do Pará, Marabá, 2013.

Atualmente setores de várias áreas têm observado com grande interesse o crescimento de poluentes existentes em todo o mundo. Por esse motivo aumenta o interesse por técnicas remediadoras, tendo neste momento um enfoque maior para o solo. Várias técnicas são estudas e a fitorremediação mostra-se bastante promissora devido à sua eficiência na remediação dos solos e devido ao seu baixo custo de operação em relação outras técnicas. Essa técnica fundamenta-se na utilização de plantas para recuperar águas e solos contaminados por poluentes orgânicos ou inorgânicos. Sendo que este processo é constituído por cinco mecanismos designados como: fitoextração, fitotransformação, fitovolatilização, fitoestabilização e fitoestimulação. Umas das principais vantagens da fitorremediação consistem em: custo inferior em relação às técnicas tradicionais utilizadas envolvendo a remoção do solo, facilidade em monitorar as plantas em relação a microorganismos e etc. já suas desvantagens advêm da possibilidade das plantas utilizadas se tornarem plantas daninhas, e da influência do clima entre outras. Desta maneira é preciso um maior estudo em relação à utilização da técnica mediante uma ação conjunta de profissionais e com isso identificar o melhor método para remediação e recuperação de cada tipo de solo. O presente trabalho baseia-se em várias pesquisas realizadas em solos poluídos, com o objetivo de apresentar as características peculiares da técnica de fitoremediação.

Palavras-chave: Solo. Fitorremediação. Contaminantes.

ABSTRACT

MARQUES, Michael Franklin Rodrigues; PEREIRA, Ana Paula Santana; SILVA, Indri Santos. Fitorremediação no solo.2013. f. Universidade do Estado do Pará, Marabá, 2013.

Currently sectors have noted several areas with great interest growth of pollutants existing in

Relacionados

  • biorremediação
    397 palavras | 2 páginas
  • Biorremediação
    453 palavras | 2 páginas
  • Fitorremediação do solo
    3508 palavras | 15 páginas
  • Fitorremediação
    3950 palavras | 16 páginas