ciencias
Professor: Fernando
Exoplanetas
Nome: Lívia
Nº: 21
Ano: 9°C
Londrina 2013 Índice
Introdução
Exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o sol, até final da década de 80, nenhum Exoplanetas tinha sido descoberto. O primeiro exoplaneta descoberto foi em 1989 pelos cientistas Lawton e Wright .
Os outros exoplanetas só foram encontrados em 1992, pelo astrônomo Aleksander Wolszczan, que encontrou três exoplanetas ao redor do pulsar PSR B1257+12. O primeiro sistema a ter mais de um planeta detectado foi υ Andromedae.
Os quatro principais métodos de detecção são astrométrico, o da velocidade radial, o de microlentes gravitacionais e o método de trânsito.
Astrometria
A astrometria consiste em um método mais antigo para a busca de exoplanetas, o método envolve a medição do movimento próprio das estrelas em busca dos efeitos causados por seus planetas.
Velocidade radical
O método mede a velocidade em que a estrela se afasta ou se aproxima de nos, a velocidade pode ser deduzida devido o efeito Doppler. Esta é a principal e mais bem sucedida até hoje por caçadores de planetas.
Microlentes gravitacionais
O efeito de microlente gravitacional acontece quando os campos gravitacionais de um planeta e o da estrela hospedeira agem de modo a magnificar a luz de uma estrela distante que esteja no fundo do céu. Este é o método mais promissor para os planetas localizados entre a terra e o centro da galáxia. A grande vantagem das microlentes gravitacionais é que se podem descobrir planetas de baixa massa.
Método de trânsito
Um método recentemente desenvolvido detecta a sombra do planeta diante da estrela hospedeira. Este método funciona com uma pequena parte dos planetas cujo planos orbitais estejam alinhados com nossa linha de