Relatório MRUV
Instituto de Física
Laboratório de Física
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Aluno: ______________________
Curso: ______________Turma: __
Professor: ____________________
Goiânia, 2013.
INTRODUÇÃO
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é um movimento cuja aceleração é constante e a velocidade em função do tempo é regida pela função: (1) onde v é a velocidade do móvel no instante t, é a sua velocidade no instante t=0 e a sua aceleração.
A função posição no MRUV é dada pela integral da função velocidade e dada por: (2) onde S é a posição do móvel no instante t e é a posição no instante t=0.
Para verificarmos um corpo em MRUV temos uma situação simples, veja na Figura 01. Desprezando-se o atrito, o corpo de massa M estará sujeito à ação de uma tensão que imprime uma aceleração ao corpo. Então, este corpo descreve um MRUV tendo constante.
Figura 01
O objetivo principal do experimento é estudar as funções horárias do MRUV.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Foi feito um experimento onde um corpo com massa esteve sob a ação de uma tensão, desprezando-se o atrito, e notou-se uma aceleração ao corpo; descrevendo, assim, um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). No MRUV a aceleração é constante, e é dada em função do tempo pela posição e/ou pela velocidade , nas quais é a posição inicial, é a velocidade inicial, e é a aceleração. A captura dos dados foi feita por um programa computacional (Measure) e importados para um programa de gráficos (Orange), no qual lançamos os dados gravados e obtivemos os dados necessários para analisarmos o experimento. A função horária da posição obtida foi e a função horária da velocidade . Ou seja, a aceleração em S(t) foi e a aceleração em v(t) foi , com uma diferença percentual de 0,2%. Note que a diferença entre as acelerações é menor em relação a soma de suas incertezas ; então podemos afirmar, diante do