Ciencias
A comunicação interna nas empresas, órgão ou entidade são ferramenta fundamental nos processos diários de trabalho, seja para o atingimento de metas e objetivos empresarias; na integração e na motivação das equipes e nos processos de aprendizado.
É de fundamental importância, para qualquer empresa, estabelecer canais de relacionamento com todos os públicos com os quais mantém contato. Afinal, relações produtivas representam um dos principais fatores para que uma empresa atinja seus objetivos e tenha sucesso.
Entretanto, para a obtenção do desempenho e dos resultados de negócios desejados, o forte comprometimento dos colaboradores, aliado a um ambiente de trabalho adequado e estimulante, são pontos cruciais. É difícil imaginar um cliente satisfeito sem um funcionário idem. Não dá para seguir no rumo certo sem colaboradores profundamente engajados e compromissados.
A comunicação interna , cada vez mais, vem se mostrando um poderoso instrumento de mobilização e engajamento do público interno.
Quando a comunicação interna flui bem, os funcionários se sentem melhor informados e alinhados com as estratégias da organização. Com isso, a probabilidade de alcançarem melhores resultados de negócio é mais alta, o que certamente contribui para potencializar os resultados da empresa. É um círculo virtuoso, que sem dúvida é uma frente também importante na busca do desenvolvimento sustentável pelas empresas.
O que é ?
O sistema formal de comunicação de toda organização é o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada.
E a comunicação informal baseia nas relações sociais entre as pessoas. É uma maneira dos funcionários terem mais informações, para sastifazer dos assuntos que não são fornecidos nos canais formais. De acordo com Gary Kreeps, “uma das razões básicas para o sistema de comunicação informal nas organizações é a necessidade de os membros obterem informação sobre a organizações é a necessidade