Ciencias socias
MARIA JOSÉ RAQUEL DE ARAÚJO
RA: 4442876791
O individuo e a Sociedade
Taguatinga 2013
Podemos identificar cinco principais agentes de socialização:
A família, a escola, os grupos de ''status'', os meios de comunicação de massa e os grupos de referencia.
A Família é o agente básico e o mais importante no qual o indviduo é influenciado
A escola é um importante momneto do processo de socialização, quando as relações informais-pessoais que predominam na família são substituidas por relações formais-impessoais.
Grupos de ''status'' aumentam sua importancia para o processo de socialização com o avanço da idade do individuo. ex: pequenos grupos com a mesma faixa de idade.
Os meios de comunicação de massa a televisão são relativamente, novos agentes de socialização. há evidencias de que a violencia estimula o comportamento agressivo e as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem em relação a mulher.
Grupos de referência: São utilizados como modelo de comportamento e de atitudes ao longo da vidado individuo, e podem ter papel positivo ou negativo. Os artistas de televisão e os jogadores de futebol são grupos utilizados como modelo de comportamnto.
Socialização é a integração do indivíduo numa sociedade apropriando comportamentos e atitudes modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas, em que o indivíduo se inserea assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos