Ciencias Socias Tema 4
Tema 4: Identidade
Autor: Tarcisio Torres Silva
Como citar este material:
SILVA, Tarcisio Torres. Ciências Sociais: Identidade. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
O tema desta aula tem muito a ver com cada um de nós, pois trata da construção da identidade e nossa relação com os grupos e papéis sociais. Desde quando somos bebês, desenvolvemos a capacidade de reconhecer nossa própria imagem, diferenciando nosso eu do restante do mundo.
Além de nos reconhecermos desde bem cedo, é possível afirmar que a construção da identidade também sofrerá a influência de outros elementos de cunho tanto interno quanto externo ao indivíduo.
Veremos que para nos entendermos como somos, qual é nosso lugar no mundo e quais são nossos desejos e aspirações, é necessário levar em consideração também a influência do meio social em que vivemos e dos fluxos de informação produzidos pelos meios de comunicação e pela globalização.
O conceito de identidade
O psicanalista Jacques Lacan percebeu, observando seu filho de seis meses, que ele tinha a capacidade de reconhecer sua própria imagem. Notou que a criança conseguia, por meio de gestos e mímica, diferenciar-se de outra criança, assim como do adulto que a sustentava. A este processo o autor chamou de “o estádio do espelho” e constatou que o ser humano carrega consigo a matriz simbólica do Eu que o acompanha por toda a vida.
Essa consciência de si mesmo faz com que o ser humano possa, desde as fases iniciais de sua vida, identificar também os outros, que serão uma referência exterior diferente de si próprio. Como veremos a seguir, os outros, que podemos entender, grosso modo, como a sociedade como um todo, são parte também da construção do eu, pois servem como referência e identificação. É nessa dicotomia entre o eu e o outro que se dará a construção da identidade.
Observamos assim que a formação da personalidade não diz respeito apenas ao eu, mas também ao mundo que o circunda. Ela é fruto da relação entre o indivíduo