Ciencias sociais
1-revolução industrial e a revolução francesa foram fundamentais para a instalação da sociedade capitalista e o surgimento da sociologia;
2-a burguesia comercial
3-a vida dos homens já aparecendo como resultado das condições econômicas e políticas e não de sua fé ou de sua consciência individual;
4-A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
5-supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.
6-O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
7- a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses
8-a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista
9-Legal ou racional, tradicional e carismático
10-A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
11-A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.
12-Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.
13-revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos éinegociável no mercado internacional.
14-junto com a expansão-I e II
15-É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países.
16-Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
17-colidem com direitos sociais conquistados