Ciencias sociais
CÁSSIO DANTAS NUNES – RA 370778
WAGNER AUGUSTO BLANCO – RA 376240
JOSÉ NILSON BARBOSA DE OLIVEIRA – RA 367865
DIEGO ESPINOSA SERPA – RA 386268
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFº
Rodrigo Shiguemoto
CAMPO GRANDE / MS
NOVEMBRO/2012
Capitulo 1
A história da contabilidade confunde-se com a história da humanidade, pois a partir da necessidade do homem proteger suas posses e interpretar as variações ocorridas com o objeto material ele inconscientemente já sentia a necessidade da utilização da contabilidade para efetuar leituras dessa natureza.
Estudos sobre civilizações da Antiguidade mostram que o homem primitivo fazia a e o controle de seus rebanhos, demonstrando assim preocupação com a suas riquezas.
Antonio Lopes de Sá (1997 apud Hiane, 2007 p.41) diz que as civilizações da Suméria e da Babilônia apuravam custo, efetuam revisões de contas, controles gerenciais de produtividades, orçamentos, registrando tudo isso em pranchas de argila, tudo em um processo evolutivo que vem desde 4000 a.C., aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico.
À medida que as riquezas do homem crescia, aumentava sua ansiedade em saber a maneira mais fácil e mas rápida de aumentar suas poses, e o como havia a diversidade de informações e elementos de sua riqueza, já era difícil a memorização de tudo o que ele possuía, assim surgia a necessidade de registrar tudo aquilo que envolvia sua riqueza, para que pudesse saber como a melhor forma de utilização futura daquilo que ele possuía hoje.
A evolução da Contabilidade se faz em quatro grandes períodos:
Antigo: início com a civilização do homem até 1202 da era cristã, quando foi publicado o “Líber Abaci” de Leonardo Pisano. Nesta época, o controle era realizado de forma rudimentar, mas servia para a identificação dos rebanhos, que eram feitos através de pedras colocadas em recipientes para separar os nascimentos dos animais, separar