Ciencias sociais
Hoje vivemos num mundo em mudança constante e o estudo de determinadas relações sociais são essenciais para poder prever acontecimentos futuros que possam ser perigosos para a continuidade de uma sociedade que se quer equilibrada.
O estudo da sociologia não é fácil pois afinal o objeto de estudo é as nossas relações enquanto seres sociais sendo por isso a sua área muito abrangente podendo ir de indivíduos que não tenham relação até indivíduos que tenham relações sociais globais.
A maior parte de nós vê o mundo como o conhecemos achando que a nossa cultura, a nossa maneira de estar em sociedade e de agir é mais correta. Que a nossa verdade é que é verdadeira mas tudo isto depende das influências históricas e sociais. Compreender como as vivências individuais se refletem na nossa experiencia social é essencial à perspetiva sociológica. A capacidade que o sociólogo tem de se abstrair da sua própria experiencia e ir mais além (pensar as coisas num contexto mais abrangente) - imaginação sociológica (Mills, 1970) - implica abstrairmo-nos das nossas rotinas familiares e olha-las de forma diferente
A imaginação sociológica permite que um fenómeno individual reflita questões mais amplas por exemplo: um aluno que tenha maus resultados na disciplina de matemática é um problema individual mas é verdade que os maus resultados a matemática abrange um número elevado de alunos.
O motivo por que fazemos algo reflete a nossa posição na sociedade é tarefa da sociologia investigar a relação entre o que a sociedade da faz de nós e o que nós próprios fazemos de nós. O que fazemos de nós estrutura a sociedade ao mesmo tempo que a sociedade nos estrutura a nós. No caso do exemplo acima referenciado o facto de haver um elevado número de alunos com maus resultados a matemática esperamos que o ensino da matemática seja repensado de modo às