Ciencias Sociais
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
DISCENTES:
Davi Hemerson Teixeira de Sousa RA 416836
Francisco Filgueira da Silva Filho RA 439692
Josué dos Santos Nascimento RA 426041
Cristiano de Souza Couy RA 7935688504
João Paulo Carvalho Alves RA 443637
Marcio Soares de Jesus RA 439669
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFº: Mª. MARCIANE MORES NUNES
Caxias-MA
22/11/2013
ETAPA 1
Leitura do livro “A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo procurar identificar e compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, bem como problematizar algumas concepções no âmbito da Sociologia dentro do nosso cotidiano.
Conceitos de Cultura, Indivíduo e Sociedade.
CULTURA
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura possui um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente