Ciencias sociais
“É preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da política e da moral nunca entenderão nada de nenhuma das duas” Jean-Jacques Rousseau
Seria a idéia iluminista de Rouseau equivocada?
Através das concepções do filósofo, o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela “degeneração” do mesmo. Em sua obra, “O Contrato Social”, é possível a constituição de um Estado Ideal, através do consenso entre os indivíduos da sociedade, e em conseqüência desse acordo, haveria a possibilidade de garantir plenamente os direitos de todos os cidadãos, afastando da corrupção, próximo da vontade e da decisão geral.
Particularmente falando, a sociedade é feita de homens, e se o homem nasce bom, como uma reunião de bons pode corromper? O meio corrompe o homem ou o homem que corrompe o meio? Pois, de certo modo, o homem é quem cria sua própria sociedade.
Ou o homem nasce vazio, e a partir de vivenciar com o meio em que vive, vai gradativamente adquirindo seus valores, seus princípios, absorvendo tudo à sua volta. Porém, se termos consciência, podemos muito bem ser capazes de não nos deixarmos ser influenciados pelos outro. Tentar agir da forma “correta” nos exige, com certeza, um grande esforço.
Antropologia
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.
Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.
A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia.
cultura e aculturação
cultura cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as