mito da caverna
Aluna: Thais Maria de Lima Pereira. Adm. P2
FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL- Prof. Jader
Questões sobre O Mito da Caverna
1) Dimensão filosófica: O que é mito? Como Platão concebe o Mito da Caverna? Qual a relação do mito da caverna com os dias atuais?
Resposta: Mito é a narração que justifica o surgimento de alguma coisa, os principais acontecimentos da vida, por exemplo, o surgimento do mundo, do bem e do mal, a evolução do homem, a justo e injusto, usando deuses, heróis etc. Existem pessoas que são consideradas mitos, não existe uma prova concreta que esses fatos aconteceram, há relatos históricos, crenças, relatos culturais que são compartilhados de geração em geração. Existem muitos tipos de mitos e variam de acordo com a cultura e é comum a todos os países do mundo sendo que cada um com suas características, aqui no nordeste, por exemplo, é bem comum o mito folclórico.
Platão acreditava que existia dois tipos de pessoas ou dois mundos o mundo visível e o invisível, para ele existiam as pessoas que possuíam conhecimento e as que eram ignorantes, a ignorância era associada a escuridão e o conhecimento era associada a luz, no caso o Sol (o Hélio) era a plenitude da sabedoria, para eles as pessoas normais estavam na escuridão e o filósofo era aquele que havia sido exposto a sabedoria, ao conhecimento, para ele aqueles que tinham sido expostos ao Sol estavam aptos para governar a cidade ou ser líder. Como filósofo ele narrava seus pensamentos e ideologias nas suas obras e o mito da caverna foi uma das muitas narrativas de Platão.
O conhecimento verdadeiramente liberta o homem, mais não vivemos na luz na totalidade do nosso ser, existem áreas de nossas vidas que ainda se encontram em cavernas, na medida em que buscamos o conhecimento portas se abrem, correntes se rompem. Todos nós vivemos neste processo da caverna, existem muitas percepções sobre o assunto, por exemplo, somos obrigados a viver de acordo com o que a sociedade