ciencias sociais
Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade.O sociólogo francês defende que estes têm três CARACTERÍTICAS:
Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade,
Exemplos:
1º - O casamento é um exemplo de fato social o qual nos deparamos à todo momento também em nossa sociedade. Todo o círculo de parentes e de igual maneira amigos que, claro o cercam de forma direta ou indireta impõe que, claro o cidadão deve se casar e de igual maneira constituir uma família. Até durante o período também em que a situação tem como principal finalidade a descontração, gozação e de igual maneira coisas do gênero, o fato social mostra suas características, no exemplo abaixo podemos ver nitidamente algumas delas. Ex: "e você já se casou...", quem nunca se deparou com uma pergunta desta ao rever um grande amigo, ou numa reunião com seus familiares que, claro não os via há boa dose de tempo? Apesar de ser dotado de um poder coercitivo, aceitamos o mesmo de bom grado.
2º - Direito é fato social, uma vez que, do ponto de vista normativo, direito é o complexo de normas, exteriores ao indivíduo, que coage a agir de determinada maneira.
Pergunta 2: A partir das discussões em sala de aula e da leitura dos textos é possível