ciencias sociais
Professora Ma. Mariciane Mores Nunes
Tutor Antonio Carlos Ferreira
Porto Alegre, de 2013
Introdução
Em ciências sociais estudaremos os aspectos sociais do mundo humano, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até a expansão da esperança média de vida. Tudo faz parte da realidade social.
As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social”, só que com “olhos” diferentes. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenômeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.
Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.
Nas ciências sociais aprofundaremos os estudos em antropologia, estudos da comunicação, economia, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, lingüística, ciência política, estatística, psicologia social, direito e sociologia.
Ciências sociais
Duas preocupações que se fazem presente constantemente no espírito humano é dominar a natureza e explicá-la. A primeira é responsável pelo processo civilizatório e pelo aparecimento da sociedade, enquanto que a segunda, relacionada à primeira, é determinada a produção de conhecimentos sobre a natureza e a sociedade, como o mito, a religião, a filosofia e a ciência.
A sociologia não se afirma primeiro como explicação cientifica e, somente depois, como forma cultural de concepção do mundo. Foi o inverso o que se deu na realidade. Ela nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados das