ciencias sociais meio ambiente
Nota-se, que na Europa houve diversos avanços no século XX para o desenvolvimento das crianças tendo também neste período muitas contribuições voltadas para os futuros educadores com a primeira guerra mundial que levou o aumento de órfãos e com outros problemas como a deterioração ambiental. Eram acolhidas nas instituições que também cuidavam da educação infantil e cuidavam para a diminuição da mortalidade infantil e eram orientados por profissionais da saúde. As primeiras instituições na Europa tinham como objetivo cuidar das crianças enquanto suas mães iriam trabalhar, com a revolução industrial, a classe operaria se sujeitou ao regime das fabricas possibilitando a entrada das mulheres no mercado de trabalho, assim se alterou a forme de cuidar e educar os filhos. Ao analisar a história, percebe-se que a literatura menciona o jardim de infância como uma instituição pedagógica e desde a criação, não se tinha a preocupação com o educar das crianças, somente o cuidar. O primeiro jardim de infância criado por Froebel se preocupava com o cuidar e o educar e acima de tudo, transformar a estrutura familiar à organização das creches no Brasil surge como uma ajuda assistencial, com o objetivo de auxiliar as mulheres que trabalhavam e acolher órfãos.
A história da educação infantil esteve por diversos caminhos, deixando marcas no papel do educador, pois educar principalmente crianças até seis anos que esta ligada diretamente ao cuidar.
Tendo muito a melhorar, pois apesar de desde o começo da educação infantil com transformações e metodologias diversas, com mudanças e alterações ainda deixa muito a desejar, podendo sim não só a educação infantil melhorar e se aprimorar.
Ao longo dos tempos a educação infantil no Brasil foi ganhando espaço mesmo com tantas dificuldades e percursos que foram e ainda serão percorridos houveram conquistas. A partir de uma construção social precisando a educação infantil ser