Teoria da Contabilidade, Ciência sociais e Responsabilidade social e Meio Ambiente
Responsabilidade Social e Meio Ambiente. O setor econômico da construção civil é o maior impactante ao meio ambiente. Onde os impactos causados por essa atividade, podendo levar um elevado volume de resíduos, assim a maioria dos municípios brasileiros são depositados irregularmente, podendo intensificando os problemas de saneamento nas áreas urbanas. O Governo Federal vem trazendo uma criação de uma resolução que estabelece a elaboração e implantação de um plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil com bases nas necessidades de cada região. O desenvolvimento da sociedade vem causando impactos ambientais onde são utilizados os recursos naturais que modifica o meio ambiente e gerando um grande volume de resíduos. Os resíduos sólidos produzidos em sua composição são identificados pelo tipo doméstico, hospitalar, químico e industrial, que são gerados pela constrição civil.
A geração de entulho é diretamente proporcional ao crescimento e ao desenvolvimento econômico de uma sociedade, ou seja, a produção de resíduos cresce proporcionalmente à urbanização. Já em relação aos resíduos de construção e demolição possuem características bem peculiares, podendo variar em função do local da geração da tecnologia aplicada na construção, das variantes referentes ao material aplicado durando a obra, da qualidade do projeto e da mão de obra utilizada. O descarte inadequado é um dos maiores problemas na gestão dos municípios, pois ocasionam impactos significativos no meio ambiente urbano, o que pode comprometer a paisagem, o tráfego de pedestre e veículo, a drenagem urbana, além de atrair resíduos não inertes que contribuem para a multiplicação de vetores de doenças.
A destinação adequada dos resíduos gerados torna-se imprescindíveis nas ações que visem à redução diretamente na fonte, ou seja, nos próprios canteiros de obra, que somadas às ações de adequar a