Trabalho de Impácto
INSTITUTO SUPERIOR TUPY - IST
BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
ANDERSON CARLOS REINERT
RAFAEL EDUARDO ROSA
RENATA MIRANDA
RELATÓRIO DE ENSAIO DE IMPACTO
JOINVILLE
2013/1
1. Introdução
O ensaio de impacto é utilizado para quantificar a tenacidade de um determinado material podendo este teste ser feito em várias temperaturas para assim ser determinada uma média de energia absorvida e também uma temperatura ideal de utilização deste material.
Este teste em diversas temperaturas tornou-se necessárias principalmente durante a 2ª Guerra Mundial onde observou-se que o material de que eram feitos tinha comportamento diferenciados em cada temperatura muito baixas como na Rússia onde esta chegava à -30°.
O ensaio de impacto consiste basicamente em impor um impacto direto feito por um martelo de massa "m" preso em um pêndulo que é solto de um altura "h" medida através de um ângulo. A máquina que realiza o teste pode ser melhor compreendida através de seu esquema de funcionamento na Figura 1.
Figura 1 - Esquema de funcionamento da máquina de ensaio de impacto.
Com os dados de força por distância (kgf.m neste caso) forma-se um gráfico de força por distância X temperatura onde, através de algumas equações que serão descritas mais à frente, pode se obter a Energia Média Absorvida (EA) e sua temperatura correspondente.
2. Procedimento
Para o ensaio foram utilizadas os materiais SAE 1020 e SAE 1045 sendo o segundo trefilado a quente e o primeiro laminado a quente.
As temperaturas escolhidas para o teste foram -46°C, -36°C, -26°C, -16°C, -0,6°C, 0,4, TA.
No ensaio foi utilizado um martelo de 30kg erguido num ângulo de 160°21".
3. Resultados Obtidos
Feito o ensaio foi montado uma tabela (tabela 1).
Tabela 1 - Resultados obtidos durante ensaio
Com bases nos resultados da tabela pode ser montado o gráfico 1, que relaciona temperatura com energia absorvida