Ciencias Politicas
1. Com base no pensamento de Maquiavel explique:
a) O estudo da verdade efetiva das coisas:
Maquiavel estudou a realidade da sociedade política em que vivia, observou os dados atuais e do passado, e relatou em seu livro.
Descreveu que a estabilidade e o caos andam juntos e que a política, invenção do homem, resulta de ações concretas que podem trazer a estabilidade.
Ficou conhecido pelo erro de interpretação de sua obra, que relatava e não ensinava as barbáries da política. b) A Natureza do homem é imutável:
A natureza do homem é má e imutável pois o homem é egoísta, ingrato e covarde, essa natureza má não varia de acordo com o contexto histórico, pois os fins sempre justificam os meios.
c) a história cíclica:
Sendo a natureza do homem má e imutável, a história sempre se repete, pois este sempre luta pela conquista e manutenção do poder. A sociedade se degenera, se reconstrói e se repete.
d) As formas de governo:
Para Maquiavel existiam apenas duas formas de governo:
- Principado: reino, governo de um só.
- Republica: aristocracia, poder de alguns e democracia, poder de todos.
Na ausência da ordem dava-se o caos e então surgia a Anarquia.
e) A relação entre política e estabilidade social:
A política traz a ordem, pois o estado é soberano, com a ordem chega-se a estabilidade social. Para Maquiavel o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e o estado a qualquer custo. f) A Virtú e Fortuna para se chegar e permanecer no poder:
A Virtu é tida como a experiência, o conjunto de competências necessárias para se ter a capacidade de entender a política, é a união de foça e inteligência.
Enquanto a fortuna seria o destino determinado ao homem, a oportunidade e a sorte de se chegar e, principalmente, se manter no poder.
2. Com base nos textos ‘Os clássicos da Política’ e aulas dialogadas sobre: Hobbes, Locke e Rousseau explique: 2.1 . Estado de natureza:
a) Os direitos naturais durante o estado de natureza em Hobbes, Locke e