ciencias politicas
OBJETO de estudo da ciência política: a) o Estado. b) o Poder.
- o TERMO ¨ ciência política ¨ foi cunhado em 1880 por Hebert Baxter Admans, professor da Universidade de John Hopkins.
- CIÊNCIA POLÍTICA é o estudo de teorias e casos práticos da política, a descrição e análise dos sistemas e comportamentos políticos.
- procura fornecer uma visão clara do que seja o bom governo, que promova o bem comum, apresentando críticas e modelos que devam ser seguidos a fim de buscar o já citado bem comum.
A) O Estado como objeto de análise: - conceitos; elementos; formas, nascimento e extinção do Estado; bem como as formas de governos e sistemas de governo; das diferenças e semelhanças entre Estado e Nação; os sistemas eleitorais, a representação política; a primazia das Constituições.
B) a Política como instrumento do Poder: - a busca pelo domínio; jogo político; métodos para alcançar e manter o poder; autonomia da ordem política em relação à moral e a religião,etc.
TEMAS debatidos pela CIÊNCIA POLÍTICA: A origem da política; A evolução da democracia; A conjuntura política internacional e, principalmente a brasileira;A participação político-partidária dos cidadãos; ideologia e os sistemas políticos;Análises de relações exteriores e direito internacional;Economia política e geopolítica;Processos legislativos e outros.
Política e Cotidiano: As Mil e Uma Faces do Poder.
¨ política é assunto para homem ¨ ¨ religião e política não se discutem ¨ ¨ política é caretice ¨.
Política: qualquer ação de golpes baixos, jogos sujos de interesses e egoísticos; uma atração; uma atração irresistível para o Poder e passaporte para a entrada do mundo dos ricos e no círculo estreito de pessoas de grande projeção. Senha: demagogia = A caracterização da atividade política como algo que sugere práticas desonestas e promessas não cumpridas. A QUEM INTERESSA O DESCRÉDITO DA