Ciencias Naturais
O que é a desflorestação?
O processo de desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações do solo.
Isto é, podemos também descreve-lo como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, económicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar.
Devido a esta forma materialista de pensar que a desflorestação foi durante muito anos vista como a impulsionadora do desenvolvimento económico de um país.
As Principais Causas da Desflorestação:
Em países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobrexploração das matérias primas da floresta, particularmente, a madeira uma vez que estes países têm o mínimo de alternativas ao uso desses recursos naturais para desenvolverem as suas ecónomias.
Estatísticas
Segundo as estatísticas, 17 milhões (170000km 2 , uma área superior á de Inglaterra, Pais de Gales e Irlanda do Norte) de florestas são destruídos anualmente.
Hoje em dia as percentagens de florestas virgens da Europa são virtualmente nulas, e são extremamente reduzidas na América do Norte.
Desflorestação ≠ Degradação florestal
A desflorestação deve ser distinguida da degradação florestal, dado que degradação consiste na redução da qualidade das florestas, que lhe encontra associada. Juntas, têm resultados devastadores como: a erosão dos solos e a destabilização das bacias hidrográficas resultando assim em secas e inundações.
A desflorestação das florestas tropicais resultam também na redução da biodiversidade.
Modos de desflorestação
A desflorestação por abate e queima representa 45% na África e no sudoeste asiático. A queima destas enormes porções de floresta liberta enormes quantidades de dióxido de carbono, o que vem aumentar o efeito de estufa.
A desflorestação para a colheita de madeira é significativa fonte de desflorestação