ciencias naturais
Nos primeiros anos de busca (ensino fundamental), não existe melhor momento para desenvolver o pensamento lógico e a vivencia de momentos de investigação, convergindo para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão, ação, entendidos como sendo objetivos do processo educativo.
Fumagalli afirma que esta prática inicial cria adultos responsáveis, pois desde o início ensina-se sobre cuidado de meio ambiente, bem estar da sociedade não somente na parte da descoberta científica.
Harlen enalterce a idéia com a situação das crianças construírem ideias sobre o mundo que as rodeia, visto que irão explorar mais o mundo, processarão informações com mais clareza e pelo resto de suas vidas serão mais adaptáveis as mudanças que as cercarão.
Não significa que o processo é todo errado ou precário, mas precisa ser revisto e remodelado. O ensino fundamental é a porta de entrada do cidadão e futuro governante de nossa nação.
Não precisamos reduzir a carga de alguma matéria ou excluir alguma matéria, mas aproveitar em cada matéria e redesenhar a ciência aplicada de forma a mudar o processo de conhecimento e descoberta que o aluno precisa para se formar como pessoa.
Todas as matérias possuem ciência, claro que em formas únicas e distintas as vezes, mas a metodologia aplicada hoje torna maçante e inexpressivo o processo de conhecimento, bastando avaliar o nível de desenvolvimento cultural de uma população com base na educação do ensino fundamental.
No Brasil é nítido a precariedade no desenvolvimento da ciência natural levantando pelas pesquisas os costumes,