Happy
1 – Conduta Adaptativa: É o campo de maior importância. Neste campo, são incluídas as mais delicadas adaptações sensório-motoras perante objetos e situações, como a coordenação de movimentos oculares e manuais para alcançar e manipular objetos, a habilidade para utilizar com propriedade a capacidade motora na solução de problemas práticos e a capacidade de realizar novas adaptações na presença de problemas simples. A conduta adaptativa é precursora da “Inteligência”, que utiliza a experiência prévia para a solução de novos problemas.
2 – Conduta Motora: Conduta Motora Grosseira: Esta compreende as reações posturais, equilíbrio de cabeça, o sentar-se, o parar, o engatinhar e caminhar.
Conduta Motora Fina: Esta consiste no uso das mãos e dados para aproximação, apreensão e manipulação de objetos. O campo motor da conduta é de interesse especial do médico, por causa de sua correlação neurológica. A capacidade motora de uma criança constitui um ponto de partida natural para avaliar sua maturidade.
3 – Conduta Linguagem: O termo linguagem é utilizado no sentido amplo, abrangendo toda forma de comunicação visível e audível, desde gestos, movimentos posturais, vocalizações, palavras, frases e orações. A conduta linguagem inclui a imitação e compreensão do que expressam outras pessoas. A linguagem articulada é uma função socializada que requer a existência de um meio social, mas que também depende da existência e funcionamento de estruturas corticais e sensório-motoras. A fase pré-verbal prepara a fase verbal. As vocalizações inarticuladas e os signos vocais precedem as palavras.
4 – Conduta Pessoal – Social: A Conduta Pessoal – Social compreende as