ciencias dos materiais
*LIGAÇÃO COVALENTE COMUM; Ocorre através do compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos, de tal forma que os átomos adquiram configuração de gás sem que ocorra ganho ou perda de elétrons.
LIGAÇÃO COVALENTE SIMPLES; É o compartilhamento de 1 par de elétrons e pode ser representada por um único traço
LIGAÇÃO COVALENTE TRIPLA; É o compartilhamento de 3 pares de elétrons e pode ser representada por um traço triplo
Em relação à energia envolvida nas ligações química julgue sobre sua influencia nas propriedades:
Ponto de fusão; À Temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, dá-se o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.
Dilatação térmica; Quando aquecemos um sólido qualquer, as suas dimensões geralmente aumentam. A este aumento das dimensões de um sólido, devido ao aquecimento, chamamos de dilatação térmica.
Resistencia mecânica; A resistência mecânica, no campo da mecânica dos sólidos, é a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformação do material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade.
Dureza; é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está inversamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Diferença de bons condutores é maus condutores elétricos e de calor EX. metal e cerâmica;
Os metais são bons condutores de energia (térmica e elétrica) porque possuem elétrons livres quando constituem uma malha. Esses elétrons tendem a ficar na superfície do condutor e podem percorrer livremente a malha mais os polímeros e cerâmicas Os átomos que constituem essas matérias formam ligações moleculares que "aprisionam" os elétrons da última camada, não permitindo assim que haja